Quem Somos
Uma relação de confiança, amor e companheirismo
No Colégio Sophos, o nosso aluno não é tratado como um número ou um gráfico de aprovações em vestibulares. Somos uma família, e nessa produção, queremos trazer um pouco dessa família para você.
XVIII Jogos Internos Sophos
Motivar e envolver os alunos, incentivando-os à prática da Educação Física e de seus conteúdos como instrumento de inclusão social para contribuir na formação integral do estudante como ser social.
Agito Sophos
O Agito Sophos tem como objetivo a integração por meio de uma gincana de caráter lúdico e conhecimento, tendo também provas de habilidades em geral aliado a um simulado de integração e raciocínio lógico.
EDUCAÇÃO INFANTIL
A Educação Infantil é mantida para crianças a partir dos três anos de idadeENSINO FUNDAMENTAL
1° ao 9° ano do FundamentalENSINO MÉDIO
1° ao 3° ano do Ensino MédioPRÉ-ENEM
Foco na preparação para o EnemFaça uma visita em umas de nossas unidades
Sistema Educacional Sophos
O projeto político pedagógico do Colégio Sophos, constitui-se num instrumento teórico-metodológico, que visa lidar com os embates e desafios do cotidiano da escola que se “sonhou”. Sua construção atendeu as diretrizes metodológicas básicas, ou seja, ‘… de forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e o que é essencial, participativa.”
Firmemente comprometido com sua função vocacional e com seu compromisso existencial, “educar” o Colégio Sophos entende que educação é:Um fato presente em qualquer sociedade humana através dos séculos. E, um fato relevante já que, independente de qualquer referencial de comparação, toda sociedade tem seu conjunto de valores e normas, que são histórica e socialmente reproduzidos pelos processos educativos, pois como representante de uma espécie biológica, o homem de tal sociedade, de tal meio de civilização, é filho do seu passado, de todo o seu passado.
É evidente que uma proposta pedagógica não está dissociada das relações de poder que marcam cada sociedade. Historicamente a educação sempre foi um instrumento a serviço da construção de um modelo de cidadão que o estado ou o grupo social requer. Tal convicção nos motiva firmemente a buscar pressupostos comprometidos com a liberdade, igualdade e fraternidade. Sabemos que, gastos enquanto chavões, estes princípios são fundamentais para a construção de uma sociedade que todos nos almejamos.
Educar implica inserir a escola na sociedade. Discutir as interferências de uma para outra. Decidir quais são efetivamente os conteúdos pertinentes a serem tratados na escola e de que forma abrir espaços pedagógicos para abordar de fato a nossa cultura brasileira, rejeitando materiais didáticos que negligenciam o pluralismo e o multiculturalismo.
Esta é a ética a ser estabelecida em nossa escola, aquela que se rebela contra as manifestações discriminatórias de raça, gênero, classe, cultura. Este é o verdadeiro conteúdo transversal da educação, independente se trabalhamos com crianças, jovens ou adultos, pois é através da determinação de vivenciar esta ética, de praticá-la, que de fato podemos nos tornar educadores. Igualmente a forma como tratamos os conteúdos, como lidamos com as pessoas, como nos comprometemos com as questões sociais é que vão concretizando o projeto pedagógico da instituição.
Em nossa concepção o conhecimento se constitui enquanto forma e conteúdo, na medida em que acontecem trocas entre o organismo e o meio. Trocas possíveis pela ação assimiladora e acomodadora do organismo, ação inicialmente reflexa, em seguida intencional, depois simbólica e por fim operatória. Significa dizer que não existe consciência, linguagem ou inteligência antes da ação do sujeito. Isto é fundamental a nível metodológico.
O homem é uma presença no mundo, que intervém, que transforma, que fala, que sonha, que constata, compara, avalia, valoriza, decide, que rompe. E é neste domínio da decisão, da avaliação, da ruptura, da opção que instaura a necessidade da ética.
Desejamos, enquanto instituição consolidar um ambiente educativo que efetivamente gere aprendizagem, implicando em cruzarmos fronteiras (a do gênero, da classe, da cultura etc.), reconfigurarmos saberes e poderes e cartografarmos espaços de reflexão nas múltiplas arenas da vida. Seria, portanto um ambiente pouco harmônico, ainda que de negociação constante, pouco estruturado, ainda que organizado, pouco sereno, ainda que o devaneio e o sonho tenham lugar garantido. Que tenhamos coragem e ousadia para começar este processo e ainda que o próprio caminho não possa ser antecipado e controlado. Que este projeto nos ajude em nossa jornada pedagógica.
Atividades Complementares
União e amizades, espírito de equipe, com uma educação transformadora indo além da sala de aula. Envolvendo arte, esportes, músicas que promovem a integração, autoestima e concentração.
Equipe de Professores
Equipe de professores qualificados, referências em sua área de atuação com o olhar diferenciado para as necessidades acadêmicas e pessoais dos estudantes.
Integração Família-Escola
Integração entre a família e a escola é importante e decisiva para a formação de valores, troca de experiências e superação de dificuldades do aluno.
Equipe Pedagógica
Contamos coordenadorias pedagógicas da Educação Infantil ao Pré-ENEM.
Simulados & Exames
Preparação para o Enem e principais exames. Com acompanhamento e gestão dos resultados por indicadores nacionais e planos de desenvolvimento individualizados.
Tecnologia
Oferecemos vários canais de comunicação e interação entre alunos, seus responsáveis e professores. Nesses canais, são disponibilizadas diversas ferramentas e conteúdos didáticos.