Feira Educarciência

A Feira Educarciência é um evento educacional de caráter cientifico criado para apresentação de projetos com o objetivo de propor alternativas sustentáveis aos inúmeros desafios atuais de nossa sociedade.

Essa feira tem como principal objetivo incentivar o aluno a iniciação cientifica, com apresentações de propostas para as situações-problemas da sociedade considerando: A natureza como referencia da solução do problema, baixo custo do projeto, possibilidade de gerar renda e emprego e proteção a natureza. Em sua primeira edição, os alunos criaram mais de 40 projetos, além de experimentos físicos e projetos de saúde que ficaram expostos durante o mês de setembro de 2016 no Parque Shopping.

O projeto iniciou em setembro de 2015, com o Experciência, amostra de experimentos de física, realizada no Shopping Bosque Grão Pará. Onde os alunos ampliaram o conhecimento pragmático sobre as forças físicas presentes na natureza e, ao mesmo tempo, floresceu a curiosidade para aprofundar os estudos e relaciona-los com os desafios do dia-a-dia de nossos alunos.

PROERD

O Proerd (Programa Educacional de resistência às drogas e à violência), tendo como modelo o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), desenvolveu-se no Brasil, com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes.

Diante do crescente poder de atração das drogas, que ilude e engana nossas crianças, jovens e adultos, as organizações governamentais e não governamentais, relacionados direta ou indiretamente a segurança pública, têm se empenhado, de várias formas, com investimentos altíssimos, a fim de coibir as ações criminosas, neste sentido, as quais, conforme os indicadores, vêm de forma assustadora destruindo nossa sociedade. Todas estas ações, têm representado efeito, porém, não bastam, face à ousadia e sofisticação do crime organizado, em nível mundial.

Conclui-se desta forma, que os esforços encontram maior eficiência quando se adota uma postura educacional, preventiva, de cunho estratégico. O Proerd, com sua missão de educar as crianças, no seu habitat, reunindo esforços, ou seja: família, polícia e escola foi o fator preponderante, que motivou em 1983, a criação do D.A.R.E. pelo Distrito Escolar e Departamento de Polícia de Los Angeles – EUA – para, de forma didática e pioneira, atuar na prevenção do uso de drogas pelas crianças e adolescentes.

O Projeto desenvolvido por um grupo composto por psicólogos, psiquiatras, policiais e pedagogos, na sua implantação, obteve sucesso em todos os Estados Norte-Americanos, como posteriormente em mais de 50 países conveniados ao Programa. No Brasil o D.A.R.E chegou em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e em 1993 pela Polícia Militar de São Paulo, recebendo o nome em português de Proerd.

Atualmente todos os Estados da federação e a Capital Brasília, através de suas Polícias Militares, adotaram o Proerd, sendo que no Estado do Pará somente no mês de agosto/O3, fora implantado.

Art Sophos

O Art Sophos é um projeto pedagógico desenvolvido pelo Colégio Sophos, que tem seus alunos de todas as series, como atores e ao mesmo tempo, com a ajuda da coordenação, são organizadores desse espetáculo. Incentivando a construção do conhecimento através da arte, da interdisciplinaridade e da contextualização.

Endereço

Av. Gov. José Malcher 1332,
Bairro: Nazaré / Belém

Contatos